Você está visualizando atualmente Pix: novas regras para a sua segurança

Pix: novas regras para a sua segurança

Olá, pessoal!

Tudo bem?

Na matéria de hoje falaremos sobre algumas mudanças boas no cenário bancário sobre o PIX.

O PIX foi lançado em fevereiro de 2020 pelo BACEN e começou a funcionar plenamente em 16 de novembro de 2020. Esse novo método de pagamento surgiu no mercado financeiro do Brasil para flexibilizar as formas de pagamento e facilitar transferências bancárias sem precisar pagar taxas.

De acordo com a FGVcemif & Toluna, em apenas cem dias o Pix já era conhecido por mais de 70% dos brasileiros, que já tinham cadastrado ao menos uma chave de acesso, utilizando o CPF. O maior motivador para o uso do PIX, primeiramente, foi por conta da facilidade e rapidez do sistema de pagamento.

Segundo o Banco Central, atualmente o PIX conta com mais de 101,3 milhões de usuários pessoas físicas. As empresas estão aderindo ao novo sistema de pagamento gradualmente, tendo aumentado o uso do PIX em 16% em outubro de 2021 comparado com dezembro de 2021, que era apenas 6%.

Apesar de tanta praticidade, agilidade e diluição de custos, o PIX também proporcionou o surgimento de sequestros-relâmpagos e inúmeros golpes.

Como medidas de proteção, o Banco Central começou a restringir o limite de transferências no período da noite.

Outras duas medidas preventivas tomadas pelo Banco Central para você receber o seu dinheiro rapidamente sem precisar da ajuda da justiça: o bloqueio cautelar, feito pelo banco e o bloqueio que a própria vítima pode fazer.

O bloqueio cautelar é uma medida que consiste em bloquear o dinheiro transferido em até 72 horas, de acordo com horário, valor, histórico e perfil da pessoa que transferiu o dinheiro. Após essa avaliação, caso você tenha sido vítima de golpe, esse dinheiro é estornado para a conta da pessoa que sofreu o golpe.

O bloqueio que a própria vítima pode fazer é quando ela percebe que caiu em um golpe e imediatamente entra em contato com o canal de atendimento do banco. O banco também faz esse bloqueio durante 72 horas e, nesse período, você precisa fazer um boletim de ocorrência. Enquanto isso os dois bancos, da vítima e do golpista, entram em contato para devolver o dinheiro. Porém, é importante que essa ação seja tomada o mais rápido possível antes que o golpista saque o dinheiro.

Para diminuir, ainda mais, os riscos de golpes e fraudes, a Federação Brasileiro de Bancos (FEBRABAN) orienta que o cadastramento das chaves PIX também deve ser feito diretamente nos canais oficiais das instituições financeiras, como aplicativo bancário, internet banking e agência ou por meio de contato do cliente com a central de atendimento. Outra orientação importante é que o consumidor não clique em links vindo através de e-mail, WhatsApp ou SMS que solicitam o cadastro de seu PIX.

Aproveite essa matéria e ajude os seus amigos e familiares a se prevenirem contra os golpes do PIX

Até a próxima!

Abraços,

Equipe Eu Quero Grana

Deixe um comentário