O que educação financeira tem a ver com sustentabilidade?

O que educação financeira tem a ver com sustentabilidade?

Olá, pessoal!

Na matéria de hoje, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05/06, domingo, falaremos sobre finanças e sustentabilidade.

Mas afinal, o que saber sobre educação financeira tem a ver com o meio ambiente? TUDO!

Comportamentos como poupar antes de gastar, reaproveitar produtos e consumir de forma consciente são fundamentais para construirmos um futuro mais sustentável.

A educação financeira deve ser aprendida desde criança, uma vez que tal educação não impacta apenas na forma como essa criança futuramente irá lidar com o dinheiro, mas, também, em relação aos seus pensamentos e ações diante de outros temas, tais como sustentabilidade.

Entre as ações que atrelam sustentabilidade-finanças, há 5 ações principais chamadas de 5 R´S, que são:

  1. REPENSAR
  2. REDUZIR
  3. RECUSAR
  4. REUTILIZAR
  5. RECICLAR
  • Repensar:

Hábito de consumo e o descarte. O que você compra você realmente precisa ou está agindo por impulso?

De acordo com a pesquisa feita em 2018, pelo Instituto Akatu, 76% dos 1.090 entrevistados, sendo homens e mulheres com mais de 16 anos, não praticam o consumo consciente.

Vale ressaltar que o consumo consciente está atrelado a real importância da compra e sobre a origem do produto que o consumidor está comprando.

  • Reduzir:

Reduzir produtos e o consumo de produtos descartáveis, dando preferência aqueles que têm maior durabilidade, tais como: compra de refis, menos embalagens, embalagens retornáveis.

  • Recusar:

Ter consciência e recusar produtos que agridem o meio ambiente, tais como: sacos plásticos, embalagens não retornáveis, lâmpadas incandescentes e aerossóis.

  • Reutilizar:

Ter a mente criativa e dar uma nova função na embalagem de um produto que acabou.

  • Reciclar:

Diminuir o gasto de energia e água e separar corretamente o seu lixo na coleta de lixos recicláveis, que gera milhares de empregos para pessoas.

Outro ponto importante é utilizar a tecnologia ao nosso favor e ao favor do meio ambiente.

Com o acesso a diversos produtos e serviços financeiros através de Internet Banking e Apps, há consideravelmente a diminuição do consumo de folhas de papel e gastos de gasolina para a ida aos bancos, o que diminui a produção de CO2 no ar.

Está vendo que legal?

Imagine se cada um fizer a sua parte?

Com certeza teremos um ambiente cada vez melhor!

Até a próxima!

Um forte abraço,

Equipe Eu Quero Grana

Deixe uma resposta