Olá, pessoal!
Na matéria de hoje, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05/06, domingo, falaremos sobre finanças e sustentabilidade.
Mas afinal, o que saber sobre educação financeira tem a ver com o meio ambiente? TUDO!
Comportamentos como poupar antes de gastar, reaproveitar produtos e consumir de forma consciente são fundamentais para construirmos um futuro mais sustentável.
A educação financeira deve ser aprendida desde criança, uma vez que tal educação não impacta apenas na forma como essa criança futuramente irá lidar com o dinheiro, mas, também, em relação aos seus pensamentos e ações diante de outros temas, tais como sustentabilidade.
Entre as ações que atrelam sustentabilidade-finanças, há 5 ações principais chamadas de 5 R´S, que são:
- REPENSAR
- REDUZIR
- RECUSAR
- REUTILIZAR
- RECICLAR
- Repensar:
Hábito de consumo e o descarte. O que você compra você realmente precisa ou está agindo por impulso?
De acordo com a pesquisa feita em 2018, pelo Instituto Akatu, 76% dos 1.090 entrevistados, sendo homens e mulheres com mais de 16 anos, não praticam o consumo consciente.
Vale ressaltar que o consumo consciente está atrelado a real importância da compra e sobre a origem do produto que o consumidor está comprando.
- Reduzir:
Reduzir produtos e o consumo de produtos descartáveis, dando preferência aqueles que têm maior durabilidade, tais como: compra de refis, menos embalagens, embalagens retornáveis.
- Recusar:
Ter consciência e recusar produtos que agridem o meio ambiente, tais como: sacos plásticos, embalagens não retornáveis, lâmpadas incandescentes e aerossóis.
- Reutilizar:
Ter a mente criativa e dar uma nova função na embalagem de um produto que acabou.
- Reciclar:
Diminuir o gasto de energia e água e separar corretamente o seu lixo na coleta de lixos recicláveis, que gera milhares de empregos para pessoas.
Outro ponto importante é utilizar a tecnologia ao nosso favor e ao favor do meio ambiente.
Com o acesso a diversos produtos e serviços financeiros através de Internet Banking e Apps, há consideravelmente a diminuição do consumo de folhas de papel e gastos de gasolina para a ida aos bancos, o que diminui a produção de CO2 no ar.
Está vendo que legal?
Imagine se cada um fizer a sua parte?
Com certeza teremos um ambiente cada vez melhor!
Até a próxima!
Um forte abraço,
Equipe Eu Quero Grana