Antecipação Saque de Aniversário do FGTS: quitar contas, fazer uma reserva emergencial ou investir?

Antecipação Saque de Aniversário do FGTS: quitar contas, fazer uma reserva emergencial ou investir?

Olá, pessoal!

Na matéria de hoje falaremos um pouco mais sobre como planejar o uso do FGTS a favor das suas finanças.

Desde 2020, o Brasil tem se posicionado como um dos países que mais desenvolvem conteúdo na internet sobre finanças, principalmente por conta da pandemia ocasionada pela Covid-19, que atingiu o país economicamente em março de 2020 e que ainda estamos sentindo os efeitos.

Entretanto, o brasileiro precisa cuidar, ainda mais, da sua saúde financeira e saber lidar com o dinheiro de uma maneira melhor. De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), menos de 20% da população brasileira poupou dinheiro em 2021.

Por isso, é de extrema importância que a renda extra, que é o caso da Antecipação do Saque de Aniversário do FGTS, deva ser utilizada de maneira assertiva e estudada, visando a priorização da quitação de contas, estudos, valores destinados a reservas de emergências e etc.

O FGTS pode ser uma ótima alternativa para a quitação de contas atrasadas quando as mesmas são acessíveis e podem ser pagas à vista, garantindo, inclusive, potenciais descontos. Ainda de acordo com o SPC Brasil, 53% dos brasileiros tem débitos atrasados que não superam o valor de R$ 1.000,00. É importante ressaltar que dívida tem juros e que a cada dia fica mais cara.

Dica de ouro 1: priorize dívidas de cartão de crédito de cheque especial, pois são as que têm incidência das maiores taxas de juros.

Se você conseguiu quitar suas contas e sobrou um valor do FGTS, o segundo passo é guardar o valor que sobrou para começar a gerar uma reserva emergencial. Esse dinheiro é importante toda família ter e ser constante, uma vez que essa reserva é destinada justamente para aquelas situações que não contávamos, tais como: saúde, manutenção da casa, do carro e etc.

Dica de ouro 2: opte em deixar essa reserva emergencial em contas que oferecem ganhos, tais como fazer o seu dinheiro render e que você possa sacar quando quiser.

Caso você tenha deixado suas contas em dia e tenha montado sua reserva de emergência, pense no investimento com o FGTS.

O FGTS rende 4.90% a.a, porém esse dinheiro o trabalhador poderá acessá-lo apenas em situações específicas, tais como a compra de uma casa, ou em casa de demissão sem justa causa.

Dessa forma, é interessante que o trabalhador com saldo no FGTS opte pela a Antecipação do Saque de Aniversário do FGTS para pode investir tanto em renda fixa ou renda variável.

Dica de ouro 3: tenha em mente a proposta de cada tipo de investimento, converse com pessoas que fazem investimentos e invista pouco, mas gradualmente a sua verba.

E aí, qual é a sua necessidade?

Entre em contato conosco e faça a sua simulação gratuitamente:

https://simulacaofgts.euquerograna.com.br/

Abraços e até a próxima!

Equipe EQG

Deixe uma resposta