Muitas pessoas aceitam pagar juros para adquirir algo, tais como o valor de casa, carro, empréstimo, cartão de crédito entre outros. Uma forma de utilizar essa situação a seu favor é investir o seu dinheiro, tendo como primeiro passo o acúmulo de excedente.
Ao longo do tempo, pode ser enorme a diferença entre o dinheiro investido inicialmente com o valor final, por exemplo: uma rentabilidade de 10% é capaz de dobrar o valor inicial a cada 7,2 anos, enquanto uma rentabilidade de 4% leva 18 anos.
Desta forma, apresentaremos 5 dicas de como investir o seu dinheiro:
Defina a sua estratégia
Investir nada mais é do que abrir mão de gastar dinheiro no momento para que o valor seja ainda maior no futuro. É importante estabelecer prazos, metas. Visualizar sua evolução e definir qual é o prazo que você estará disposto(a) em não ter dinheiro em mãos.
Há 3 tipos de perfis de investidor, tais como:
- Conservador: pretende resgatar sua aplicação em curto e médio prazo, sacrificando a rentabilidade.
- Moderado: capaz de aguardar um pouco mais por melhores ganhos, mas contém sua inclinação ao risco.
- Arrojado: mais propenso a aplicar seu dinheiro sem data definida para o resgate. Sua tolerância a incertezas pode ser recompensada com a possibilidade (não garantia) de melhores rendimentos.
Para uma reserva de emergência de imprevistos, direcione o seu dinheiro como fundos DI, fundos de renda fixa, CDBs com liquidez diária, nos quais você tem baixo risco e pode resgatar o valor aplicado a qualquer momento, e o Fundo Tesouro Selic, do BTG Pactual.
Tenha cuidado com a Previdência Privada
Algumas facilidades tributárias dão impressão de que investir na Previdência Privada seja muito bom, porém esse mercado é concentrado em grandes bancos, que cobram taxas elevadas. Logo é fundamental entender o funcionamento das taxas cobradas e planos de previdência privada.
Outro fator de análise importante é que a previdência costuma punir quem precisa resgatar a aplicação em curto prazo. Faça os cálculos comparativos com outras opções de mercado para investimento.
Invista em um seguro
Invista sempre em um seguro, pois imprevistos sempre acontecem para que você não seja obrigado (a) pagar juros em cima de um empréstimo ou pagar uma multa para recuperar um valor investido, que muitas vezes não é possível.
Escolha onde investir seu dinheiro
Bolsa de Valores
Na bolsa de valores você tem duas possibilidades tais como:
- Adquirir papéis de uma empresa de capital aberto por meio das chamadas ações, cuja precificação obedece as leis de oferta e demanda. O valor dos papéis é influenciado por aspectos como faturamento, lucratividade e expectativa do mercado.
- Fundos de Investimento, que são administrados por instituição financeira mediante o pagamento de uma taxa administrativa. O funcionamento é parecido com um condomínio residencial e o investidor precisa adquirir cotas para participar do fundo.
Imóveis para locação
Invista em aluguéis, que gira em torno de aproximadamente 0,5% do valor do imóvels, mas isso não é uma regra.
Em locais turísticos de alta temporada e localizações com instalações de novas fábricas, cobre mais caro o valor do aluguel.
Diversifique seus investimentos
Nossas necessidades e desejos devem ser considerados. Divida em prazos e reserve parte do capital tanto para aplicações com liquidez para satisfazer necessidades mais imediatas quanto posições de médio prazo com maior rentabilidade e outra parte para investimento de longo prazos com melhores ganhos para o crescimento do seu patrimônio.