O que é Open Banking

O que é Open Banking

Já imaginou você conseguir iniciar migar para outro banco, fintech ou operadora sem necessariamente iniciar um relacionamento do zero para adquirir benefícios, tais como linhas de crédito?

A proposta do Open Banking é exatamente essa.

Ter um sistema de API capaz de relatar, caso o cliente queira, seu histórico construídos com um banco, pagamento de contas, linhas de crédito, salários depositados, perfil de gastos e etc.

O primeiro teste ocorreu no Brasil em fevereiro deste ano.

Já no Reino Unido, o Open Banking já é uma realidade para todos. Países como Austrália, União Europeia, Estados Unidos, entre outros, já estão em fases de testes de implementar esse sistema de forma regular para todos.

Todo esse processo é feito de maneira segura e todas as empresas no segmento financeiro deverão adotar sistemas de tecnologia padronizados para que seja possível integrar as informações do cliente.

Dessa forma, temos pontos positivos tanto para os bancos quanto para o cliente.

Cliente: utilizar o seu histórico para migrar de banco ou adquirir novos produtos;

Banco: desenvolver outros tipos de produtos e serviços, uma vez que todo o mercado fala a mesma língua e tem um padrão.

Veja mais benefícios:

  • Autonomia: não haverá mais processos burocráticos e tempo para que o cliente possa adquirir produtos ou querer migrar de banco.
  • Menos custos: com a API é possível diminuir processos e reduzir gastos.
  • Mais competição: abertura para novos produtos e inovações no mercado focado na necessidade e praticidade para o cliente.

Gostaram da novidade?

Em julho entraremos na segunda fase no Brasil.

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