No momento, você está visualizando Especial M de Mulher: Empoderamento nas finanças, SIM!

Especial M de Mulher: Empoderamento nas finanças, SIM!

Olá, Granners!

Tudo bem?

Na matéria de hoje vamos falar sobre EMPODERAMENTO FEMININO SIM, mas do ponto de vista que quase ninguém fala: das FINANÇAS DA MULHER.

Mas, afinal, por quê é tão importante abordarmos esse tipo de assunto?

De acordo com a pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Banco (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil, 15,1% das brasileiras possuem a saúde financeira ruim, enquanto que os brasileiros detêm de 8,3%.

Essa pesquisa também apresentou que 53,6% das brasileiras apresentam a saúde financeira abaixo da média nacional, com gastos acima da renda e sem dinheiro no final do mês.

Apesar de vermos cada vez mais a presença de grandes mulheres em cargos de liderança no segmento financeiro, ainda existe um longo caminho a se percorrer nessa relação entre MULHER e FINANÇAS.

O primeiro fator é ainda a grande alienação da sociedade brasileira, que já tem uma característica cultural enraizada de não entender sobre saúde financeira. Dificultando a identificação sobre onde e como começar a tomar melhores decisões financeiras.

O segundo fator, e não menos importante, é que a mulher, por características fisiológicas, apresentam-se “sensíveis” e propensas a tomarem decisões por impulsos, a partir do sistema límbico do cérebro, que é responsável pela nossa emoção.

O terceiro e último fator é que atualmente vivemos em uma sociedade que vive cada vez mais no automático, compulsiva e com o emocional abalado, o que faz com que consumo e gastos exacerbados aumentem drasticamente.

Por isso é extremamente importante o papel da mulher na sociedade. Inclusive nas finanças, pois ela, com o emocional equilibrado e com o conhecimento necessário, é capaz de conduzir desde a saúde financeira da casa. Se tornando agente transformadora da sociedade por meio da educação de seus filhos e de escolhas inteligentes sobre as suas finanças. Até ter uma percepção de comportamento de sociedade em uma empresa ou sendo a própria dona de uma empresa.

Para incentivar o conhecimento e interesse das mulheres nessa área, há diversos programas e plataformas de incentivo com conteúdos exclusivos para mulheres.

Aqui na EQG nós incentivamos e apoiamos todas as nossas colaboradoras e clientes com respeito, empatia e admiração.

Gostou desse tipo de conteúdo? Comente aqui se deseja ter mais informações sobre educação financeira.

Um grande beijo

Equipe EQG 💜

Deixe um comentário